Guia de Serviços Públicos – OCA

Sedex a Cobrar

Central de Serviço Público – OCA Rio Branco

1. Sedex a cobrar é uma modalidade de serviço de Encomenda Expressa dos Correios. O sedex a cobrar tem as seguintes características:
a) o remetente paga toda a despesa postal e serviços adicionais que queira agregar (AR-Aviso de Recebimento, MP-Mão Própria, Valor Declarado), no ato da postagem;
b) é preenchido um Vale Postal referente ao valor que será restituído. O destinatário pagará esse valor à vista para retirar o sedex e, então, o vale postal retorna ao remetente.

ONDE POSSO SOLICITAR?
Atenção: atendimento presencial indisponível na OCA. Clique aqui para verificar canais alternativos de atendimento.
QUEM PODE SOLICITAR?
O remetente.
ESTOU EM CONDIÇÕES DE SOLICITAR O SERVIÇO?
Para solicitar este serviço é preciso atender aos seguintes requisitos: 1. O pagamento da taxa deve ser feito no ato da postagem, com dinheiro em espécie ou cartão de débito do Banco do Brasil ou cartão de crédito; 2. O remetente deve informar seu endereço e o do destinatário; 3. O remetente deve apresentar a encomenda aberta ao atendente; 4. O valor do vale postal não pode ser superior ao valor da nota fiscal, somado com o valor da postagem.
QUAIS DOCUMENTOS SÃO SOLICITADOS?
Remetente apresentar:

    • Carteira de Identidade original;
    • CNPJ- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica OU CPF original.
    • Nota Fiscal original e 01 cópia simples, que ficará retida.

Observação: é necessário informar ao atendente o número da Carteira de Identidade e do CPF do destinatário.

VOU PAGAR PELO SERVIÇO?
Sim. O valor a ser pago será tarifado de acordo com o peso e as dimensões do objeto (altura, largura e comprimento) e a faixa de CEP entre o remetente e o destinatário e será informado no ato da postagem.
QUAL O PRAZO?
Prazo para retirar a encomenda: até 10 dias úteis, dependendo da localidade de destino. Permanece à disposição do destinatário durante 07 dias na agência mais próxima de sua residência.
COMO FAÇO PARA RETIRAR?
Apresentando Carteira de Identidade e CPF originais e pagando o valor do vale postal, o objeto deve ser retirado nas Agências dos Correios.
QUEM PODE RETIRAR?
O destinatário

Responsável pelas informações: ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos